14 de agosto de 2012

Pressão na Medida Certa



Um programa de treinamento de cavalos de rédeas busca sempre a construção de determinadas manobras e comportamentos. Neste processo, chega um momento no qual o treinador é obrigado a aumentar a pressão sobre seu cavalo para obter os resultados desejados. Considero que este é um dos momentos mais delicados de qualquer treinamento, portanto, é muito importante saber colocar pressão no cavalo na medida certa. Isto vale tanto para o treinamento de potros quanto para o treinamento de cavalos adultos. Leia em "Mais Informações"...


Uma vez precisei viajar uns dias e deixei um auxiliar encarregado de manter o condicionamento físico de um cavalo que estava sendo preparado para prova. O programa de condicionamento que o auxiliar realizou foram mais ou menos 20 minutos de trote com rédeas soltas e 10 minutos de galope ao redor da pista, portanto, não foram treinadas as manobras. Quando voltei e reiniciei meu trabalho com esse cavalo tive uma grande surpresa, o cavalo estava melhor do que eu o tinha deixado. Ele estava galopando mais calmo, menos assustado com as esporas e menos contraído e ainda realizando as manobras de forma mais natural. Nesse momento me perguntei como o auxiliar tinha conseguido resultados melhores que os meus somente trotando e galopando o cavalo durante dez dias. Foi então que percebi que se fez muito, fazendo pouco.

Este fato me levou a concluir que eu estava colocando pressão de mais nos cavalos. Imediatamente incorporei este conhecimento no meu programa de treinamento. Uma ou duas vezes por semana, os cavalos são montados apenas trotando e galopando, nesses dias não são realizados os exercícios nem treinadas as manobras, utilizando o mínimo possível as pernas e as esporas. Desta maneira, a pressão que deve ser exercida sobre o cavalo para treinar as manobras é aliviada, impedindo que o nervosismo aumente e se acumule dia após dia.

Essa experiência me mostrou quanto é importante encontrar um equilíbrio entre colocar e aliviar a pressão que devemos utilizar no treinamento de nossos cavalos para obter uma aprendizagem tranqüila e douradora.

Roberto Jou
Treinador da Equipe Sul Rédeas