14 de agosto de 2012

As Rédeas Auxiliares



São utilizadas para proporcionar maior engajamento ao cavalo e desenvolver músculos que, em certos casos, o cavalo não estava trabalhando. Esses músculos, sem a força adequada, infl uenciam os movimentos do animal e prejudicam algumas atividades. As rédeas auxiliares devem ser usadas apenas durante desenvolvimento de determinado grupo muscular e não são recomendadas para uso vitalício no animal. Leia em "Mais Informações"...

Rédeas Gogue
São usadas para o trabalho em guia e para a montaria. Elas formam um triângulo flexível feito de cordas. Efeito: contração e flexão do pescoço combinando reunião e engajamento dos posteriores, promovendo assim um relaxamento e arredondamento da coluna do cavalo, auxiliando em sua impulsão e equilíbrio.

Rédeas Chambon
Usada principalmente para o trabalho em guia. É triangular e fixa, Efeito: não permite que o cavalo levante a cabeça, fazendo com que este fique com o focinho voltado para o chão todo o tempo. Por este fator, não é aconselhável para montaria já que é perigoso montar no cavalo sem que este tenha liberdade para movimentar a cabeça. Rédeas Laterais Fixas Utilizadas tanto na guia quanto para o volteio. São fixadas sobre as laterais do peito do animal. Efeito: Preservam a linha de cima do cavalo e, se fixada sob a cauda, faz com que o animal reaja engajado.

Rédea Alemã
Utilizada na montaria. É fixada sobre o peito do animal ou lateralmente. Efeito: Faz com que cavalos que tenham cabeça alta alonguem a coluna e impede que estes levantem a cabeça a partir de certo ponto. Fortalece e trabalha o pescoço. Gamarra Usada essencialmente na montaria. Efeito: impede que o cavalo levante a cabeça e, assim, perca o contato com o bridão. Ela permite uma flexão mais rápida da nuca do animal para que se possa “voltar o cavalo” com mais facilidade.

Rédea Neco
Usada no trabalho em guia com cavalos com certa experiência. Deve ser usada ao trote até que os músculos do animal se fortaleçam. Foi inspirada nos arreamentos dos animais de tração. É composta de cordões, mosquetões e um amparo de borracha revestido. Efeito: trabalha a encurvatura do pescoço, força o engajamento dos posteriores e desenvolve a musculatura do lombo. Back Lift A mais recente rédea inventada ainda é pouco utilizada. Pode ser usada na montaria e na guia. Efeito: age na base do pescoço e causa efeito levantador do pescoço.

Rédeas Elásticas
Próprias para o trabalho em guia. Efeito: agem sobre a musculatura do pescoço fazendo com que o cavalo trabalhe encaixado. Atuam também no engajamento dos posteriores.

As Rédeas Auxiliares são indicadas somente para cavaleiros experientes. Movimentos errados podem comprometer a saúde física do animal e colocar em risco a segurança do cavaleiro.

Hierarquia das rédeas

1 Rédea Elástica - Com ela, o cavalo tem os seus primeiros contatos com as rédeas auxiliares. É uma rédea mais simples e inicia o cavalo no trabalho dos músculos do pescoço.

2 Rédea Chambon - Um pouco mais sofisticada que a Rédea Elástica. Reforça a musculatura dorso lombar do animal alongando o pescoço e, assim, trabalhando a coluna.

3 Rédeas Neco - Com elas, pescoço, coluna e posteriores são trabalhados. É uma rédea mais complexa.

4 Rédea Gogue (montada) - A que menos permite liberdade de movimentos para o pescoço do animal. É uma rédea que mantém a cabeça do cavalo sempre flexionada.

5 Rédea Alemã (montada) - A de maior complexidade, por isso só deve ser usada por cavaleiros experientes, pois, se mal utilizada, pode causar graves danos ao animal.

Cada treinador deve perceber a necessidade de seu cavalo para poder decidir qual rédea deve ser usada em cada momento. Em geral, cerca de 98% dos cavaleiros usam algum tipo de rédea auxiliar.