8 de julho de 2010

Código de Conduta FEI : A Segurança do Cavalo

Durante os jogos Eqüestres Mundiais de 1990 em Estocolmo, na Suécia, a  FEI discutiu a publicação do Código de Conduta para todas as pessoas envolvidas na segurança das competições à cavalo. Em Fevereiro de 1991, o Comitê Veterinário da FEI adotou o e oficializou as normas . Para que se obtenha uma ampla divulgação, o Código de Conduta tem que ser incluído nos calendários e nos Ante-programas de todos os Concursos , no entanto é de grande importância e necessidade que seja também divulgado a todos aqueles ligados ao cavalo , seja por esporte , profissão ou lazer para que seja preservada a saúde do cavalo e o verdadeiro espírito da equitação . Leia o "Código de Conduta FEI" em "Mais Informações" ...
CODIGO DE CONDUTA FEI

1. Em todos os esportes eqüestres o CAVALO tem que ser considerado a figura mais importante.
2. O bem estar do CAVALO tem que estar acima da necessidade dos Organizadores, Patrocinadores e Oficiais.
3. Todo manejo e tratamento veterinário têm que assegurar a saúde e o bem estar do CAVALO.
4. Os mais altos padrões de nutrição, alimentação, saúde, higiene e segurança têm que ser incentivados e mantidos em qualquer situação.
5. Durante o transporte, adequadas provisões têm de ser providenciadas para assegurar a ventilação, alimentação (bebida e comida) e manter as condições de saúde do organismo do CAVALO.
6. Tem de se dar ênfase na crescente educação de treinamento, nas práticas eqüestres e na promoção de pesquisas científicas da saúde eqüina.
7. No interesse do CAVALO, a aptidão e competência do cavaleiro tem que ser considerada como essencial.
8. Todos os métodos de treinamento e equitação consideram o CAVALO como um “ser vivo” e não pode incluir qualquer técnica considerada como abusiva pela FEI.
9. As Confederações Nacionais tem que estabelecer controles adequados para que todas as pessoas de sua jurisdição respeitem a segurança do CAVALO.
10. As regras, regulamentações nacionais e internacionais do esporte eqüestre a respeito da saúde e segurança do CAVALO tem que ser aderidas não só nos concursos nacionais e internacionais, mas também nos treinamentos. As regras e regulamentações das competições têm que ser revisadas constantemente para garantir sempre a segurança.