9 de junho de 2010

Trote Sentado

O trote é um andamento em dois tempos, em cada tempo os membros do cavalo diagonalmente tocam no solo, nesse momento todo o cavalo está numa posição baixa, entre os tempos o cavalo eleva-se num tempo de suspensão, com o tocar da diagonal no solo, o nosso objectivo é mantermos contacto com o dorso do cavalo seguindo todo este movimento, por isso em cada movimento do trote devemos acompanhar o cavalo. Leia em "Mais Informações"...
Como exemplo podemos imaginar que estamos a esquiar a nossa cabeça e ombros mantêm-se permanecem sempre ao mesmo nível sendo as pernas que flectem ou esticam em função do relevo da trajectória, do mesmo modo fazem as suspensões do automóvel quando passamos numa estrada com lombas, as suspensões do carro sobem e descem mantendo o carro sempre ao mesmo nível.
No trote sentado as nossas pernas vão ser o meio de transmissão entre as forças ascendentes e as forças descendentes, a pélvis vai ser a ponte ou alavanca das forças ascendentes e descendentes permitindo quando bem relaxada e nivelada, fazer o amortecimento destas forças e evitando as vibrações.
Começamos com umas passadas de trote sentado e regressamos ao passo através de uma transição decrescente, repetindo isso várias vezes, tentando baixar e relaxar as costas, também o pequeno número de passadas não vai deixar permitir que fiquemos rígidos no trote sentado, a transição vai ajudar a esticarmos o corpo baixando assim o centro de gravidade.
Quando no trote sentado notamos que estamos a ficar rígidos devemos fazer uma transição descendente ao passo, devemos pois estar no trote sentado relaxado e com olhos suaves, para assim acompanharmos o movimento do cavalo, sem nunca esquecer que quanto mais rápido for o trote mais difícil é mantermos um trote sentado de qualidade ou seja acompanharmos o movimento, o corpo do cavaleiro deve ser capaz de absorver o movimento através do uso relaxado das articulações, das ancas, joelhos e calcanhares.
Se as articulações da anca dos joelhos e dos tornozelos estão rígidos o movimento do cavalo sobe pelo corpo do cavaleiro produzindo uma espécie de chicotada na parte superior do corpo do cavaleiro, fazendo sacudir a cabeça e saltar os ombros, tudo isto é a consequência de o cavaleiro não ser capaz de absorver o movimento do cavalo.
O assento do cavaleiro juntamente com as articulações relaxadas da anca, com joelhos e calcanhares móveis abrindo e fechando com o movimento do cavalo, são a chave do trote sentado.
Pontos essenciais para o trote sentado correcto
• Manter o crescimento para cima e para baixo estando bem centrado.
• Seguir o movimento do cavalo para a frente e para baixo com as costas junto à pélvis. relaxadas, abrindo as articulações da anca e acompanhando com os músculos.
• Deixar que as articulações da anca se fechem e se abram.
• Deixar móveis os joelhos e os calcanhares.
• Receber os impulsos crescentes do dorso do cavalo.
• Manter os glúteos e a parte posterior das pernas amplas e relaxadas.
• Manter a respiração para conservar as costas flexíveis.
• Utilizar a gravidade não agarrar o cavalo.
Resultado de um trote sentado correcto
• Unidade com o cavalo.
• Aumento da comunicação com o cavalo.
• Melhora o equilíbrio, suavidade e sentido de ritmo.
• Melhora o movimento do cavalo.

Font Link