10 de maio de 2010

Centered Riding : A Equitação Centrada

Sally Swift, fundadora da equitação centrada, (1913-2009) cresceu em Hingham, Massachusetts, sul de Bóston. Com oito anos de idade uma escoliose (desvio ou deformação natural da espinha dorsal) apareceu-lhe e desde então fez parte da sua vida. Trabalhou com Mabel Elsworth Todd, autor de " The Thinking Body " a sua consciência e a procura de um corpo centrado foi desde logo o seu objetivo, começando muito cedo a tentar encontrar e a desenvolver essa atitude. 

Após ter acabado  a sua formatura, ela ensinou a montar durante os seguintes doze anos antes de passar por outros locais, por último aposentou-se da Associação Americana de Holstein, tendo continuado a ensinar a montar a cavalo mas agora somente para alguns amigos. Desenvolveu as várias técnicas e os quatro fundamentos da equitação centrada, tendo sido as suas clínicas de equitação centrada para cavaleiros e também instrutores, o uso das suas técnicas também tem aplicação em áreas novas como seja para cantores e terapeutas físicos, as suas atividades pedagógicas foram levadas pelos Estados Unidos como também para o Canadá, Austrália e Europa.
O seu livro de equitação centrada, agora um clássico, foi publicada em 1985 e recentemente celebrou seu vigésimo ano impresso foi traduzido em catorze idiomas e vendeu mais de 500.000 cópias a nível mundial. Em 1986 Sally também produziu dois vídeos sobre a equitação Centrada, um segundo livro de equitação centrada foi publicado em 2002 e obteve os mesmos passos do seu predecessor com oito edições e em vários idiomas.
Sally também trabalhou com a " Alexander Technique " tendo lhe permitido retirar a parte de trás da sua cinta que ela usou durante dez anos. Este método " Alexander Technique " é um método para reeducar a mente e o corpo para um maior equilíbrio e melhor integração com referência especial para postura e o movimento. A Técnica não mudou nenhum dos seus princípios básicos, mas somou significativamente, profundidade e subtileza no seu ensino.
A equitação centrada parte de um método que tem como princípio o centro do corpo do cavaleiro e se traduz no seu perfeito equilíbrio e no conhecimento interior tanto do cavaleiro como do cavalo.
Como exemplo, podemos imaginar, quando levamos uma mochila às costas, se essa mochila não tem o seu conteúdo bem distribuído ela vai se tornar muito incomoda, fazendo parecer mais pesada do que é na realidade, principalmente sobre os ombros, imaginando que somos um cavalo e nos pomos com as mãos e joelhos no chão, se alguém começar a dar pequenos toques nas costas, elas vão se afundar e a nossa cabeça vai se levantar, principalmente quando esses toques se vão aproximando da zona pélvica.
Isto é o que acontece com os cavalos quando não nos sentamos corretamente no seu dorso, quando damos fortes golpes no arreio nos diversos andamentos, principalmente no trote sentado, nas transições e também quando saltamos um obstáculo e aterramos bruscamente no arreio, tudo isto vai ter como consequência o afundar do dorso do cavalo e o levantar da cabeça.
Outra experiência muito interessante, que também podemos fazer para melhor e compreender as reações do cavalo é imaginando que somos um cavalo, se alguém começar a fazer-nos pequenas massagens de modo agradável e simultaneamente de ambos lados da coluna vertebral, a reacção que vamos ter é bastante agradável, começamos então a elevar a coluna e a arqueá-la como um gato, ora isto seria fantástico se conseguíssemos ter o mesmo efeito no cavalo.