24 de maio de 2010

O Uso Correto das Mãos

As mãos devem ser estáveis, tranquilas e sensíveis em todos os aspectos da equitação, as costas o assento e as pernas controlam os posteriores do cavalo e as mãos controlam os anteriores, tudo isto sincronizado controla toda a energia e movimentos do cavalo. Ter umas boas mãos depende profundamente de ter um bom assento, brando e fundo, como o movimento não é totalmente absorvido pelas articulações das ancas, joelhos e tornozelos os ombros vão por isso saltar e a cabeça dar sacudidelas, quanto mais desigual for o movimento mais vão saltar as mãos e como consequência vamos dar sacudidelas na boca do cavalo, o que vai causar um mau estar no cavalo e nos seus movimentos. Para as mãos estarem o mais imóvel possível temos de abrir e fechar a articulação do cotovelo conforme a subida e descida da cabeça do cavalo.Leia em "Mais Informações"...


Os antebraços e as rédeas devem estar numa linha recta tendo para isso o cavaleiro de abrir e fechar a articulação do cotovelo com os movimentos de oscilação do pescoço e cabeça do cavalo.
Uma das imagens que podemos ter como comparação da força que temos de fazer nas rédeas é imaginarmos que temos em cada mão um pássaro e que nem o podemos apertar muito nem o podemos deixar fugir, as rédeas são um meio de transmissão de muitas sensações do cavalo.
Devemos exercitar as mãos e as rédeas, para assim termos facilidade de manuseamento das rédeas, para isso podemos abrir e fechar repetidamente os dedos, também ter atenção que o dedo anelar é um dedo muito importante na comunicação do cavaleiro para o cavalo sendo ele que deve dar início ao movimento do cavalo, seguindo depois os outros dedos.
Os grandes movimentos vem dos ombros e cotovelos, somente os pequenos movimentos estão nos dedos, o que não quer dizer que sejam os dedos menos importantes.
Uma das melhores recompensas para o cavalo é feita com o abrandamento das mãos, quando temos o contacto com a boca do cavalo, esse contacto pode ser suave ou ligeiro ou muito forte, este contacto vai depender do equilíbrio e sensibilidade do cavalo.
Os abrandamentos e as transições são principalmente transmitidos pelas mãos por isso devemos relaxar as palmas das mãos e os dedos, este abrandamento também se vai reflectir parcialmente através dos pulsos, cotovelos e ombros.
Pontos essenciais do uso correcto das mãos.
• Permitir que as articulações dos cotovelos e ombros se abram e se fechem livremente.
• Ter as rédeas nem demasiado apertadas nem demasiado soltas.
• Utilizar os dedos e pulsos para pequenas instruções.
• Utilizar os cotovelos e ombros para os movimentos maiores.
• Abrandar as mãos no final dos movimentos específicos, para recompensar o cavalo.
Resultado do uso correcto das mãos
• Uma sensação mais directa da boca do cavalo.
• Mãos mais firmes e mais brandas.
• O cavalo vai andar com mais com um ritmo mais uniforme.
 Fonte Link