17 de março de 2010

Centros de Equoterapia devem possuir Credencial ANDE-BRASIL

Os dois ultimos anos foram marcados pela expansão do Método Equoterapia em todo o território nacional ; novos centros foram criados, antigas hípicas e centros equestres aderiram a equoterapia e adaptaram suas instalações . No entanto surge aqui um alerta a todas as familias e praticantes ; nem todos os centros estão habilitados para tal prática .
O centro de equoterapia deve ser credenciado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) que detém os direitos sobre o método e o uso da palavra "equoterapia" sendo também responsável pela fiscalização dos centros . O que percebemos hoje é que grandes associações , institutos , APAE's , hípicas e demais instituições não possuem qualquer direito de prestar o serviço de Equoterapia , quer seja de forma gratuíta ou paga , pois não possuem o aval de funcionamento chancelado pela ANDE .
Para a otenção de tal autorização , toda a equipe de atendimento (psicólogos , fisioterapeutas e equitadores) deve possuir habilitação específica profissional emitida pela ANDE-BRASIL para que possam atuar e as instalações devem estar de acordo com as normas de Acessibilidade e de Execução do Métodos , tais como ; pista de equitação plana medindo 20 metros por 40 metros e rampa de acesso fixa conforme modelo da ANDE .
Todos os praticantes de equoterapia , familiares , cuidadores ou qualquer cidadão tem o direito de saber a situação do centro que frequentamos , e inside em obrigação dos centros manter em lugar visível a Autorização de Funcionamento com o selo da ANDE - BRASIL e ainda a lista com os nomes e habilitações de todos os profissionais , sendo que , caso contrário , são obrigados a apresentar tais documentos se solicitados .
É nosso dever então procurarmos por tais informações e denunciar qualquer irregularidade .
Abriremos aqui um canal de denúncia que encaminharemos a análise do órgão responsável . No site da ANDE-BRSIL consta um link onde podemos consultar os centros habilitados por cidade ou estado em todo o Brasil .
Porém tais informações por vezes não estão atualizadas ou o centro pode ter perdido o credenciamento no mesmo ano de sua obtenção , quer seja por perda de um profissional habilitado ou por fiscalização competente , por isso o modo mais seguro é nós mesmos solicitarmos as informações no local dos atendimentos , observando a existencia de diploma com o selo e assinatura da ANDE de cada profissional além da sua regular inscrição no conselho referente a sua atuação (CRP,CREFITO , CBH) . Qualquer duvida entre em contato com nosso Blog que estaremos prontos a elucidar qualquer dúvida .

Nota : De acordo com a ligação que mantêm com a ANDE-BRASIL, considera-se que os Centros de Equoterapia sejam:
Centros de Equoterapia FILIADOS: são pessoas jurídicas de direito público ou privado (CNPJ) que desejando aplicar o Método Equoterápico, dentro de princípio técnico-científico, ético e responsável, se submetem ao Estatuto da ANDE-BRASIL e atendem todas as exigências para a filiação a Associação Nacional. ou
Centros de Equoterapia AGREGADOS: são aqueles que, de acordo com o Estatuto da ANDE-BRASIL, necessitam de prazo para o cumprimento das exigências para a sua filiação definitiva. Têm caráter temporário.
Este caráter temporário é de um ano , portanto é de suma importância que observemos o tipo de cfedenciamento , a sua validade e qual é a exigência que falta ser cumprida ,que pode ser justamente a habilitação do profissional que está atendendo você , seu filho ou qualquer pessoa ou ainda do equitador que não detém conhecimento técnico suficiente pondo em risco a segurança de todos . É nesse ponto que falha a ANDE-BRASIL na sua atuação , oque está sendo corrigido ano a ano . Veja modelo de certificado aqui
Links :