9 de março de 2010

A Equitação Natural

Os cavalos são animais que vivem socialmente em manada; esta evolução para agirem em interação social deu-lhes também a capacidade de escapar a predadores. O seu sistema de comunicação altamente desenvolvido é usado principalmente através da linguagem corporal, ajustada também para ler o comportamento das espécies predadoras. Assim eles conseguem frustrar tanto fisicamente como emocionalmente potenciais predadores na luta pela sobrevivência. Os seres Humanos são uma espécie predatória, instintivamente têm um comportamento que pode levar os cavalos a sentirem desconfiança e accionarem mecanismos de defesa e, dependendo do carácter do animal, ter reacções mais agressivas, não por serem naturalmente agressivos mas sim por defesa. A prática da Natural Horsemanship estuda também o carácter dos Equinos, de modo a que possamos aprender a ler o cavalo .
Leia o artigo completo clicando em "Mais Informações" abaixo




Vamos dissecar um pouco estas palavras: "Natural" no dicionário quer dizer - 'não artificial', formado por natureza é 'fácil', não afectado e bondoso."Cavaleiro" é definido como - "treinador de cavalos"."Equitação"... quer dizer conjunto de cavaleiro e cavalo a trabalharem como um só. Agora juntemo-las. Equitação Natural. A arte de trabalhar, treinar e montar cavalos é um processo que funciona com o comportamento do cavalo, os seus instintos e carácter, de uma forma serena e bondosa.

Existe um número considerável de equitadores famosos que seguem a arte da Equitação Natural: John Lyons, Pat Parilli, Linda Tellington-Jones, Monty Roberts e outros. Cada um deles te o seu estilo e técnica mas todos a executam dentro dos mesmos parâmetros.
A Equitação Natural pode ser apreendida por todos os amantes de cavalos. Não há idade específica para começar. Qualquer um pode aprender a trabalhar com cavalos com eficiência e serenidade, utilizado este método quer esteja no início da sua carreira com cavalos quer já tenha atingido os 50 anos de trabalho com eles.Para começar é necessário um conhecimento sólido do comportamento natural do cavalo. Como funciona a hierarquia da manada? Quem é o chefe? Quando um subordinado sai da linha perante um cavalo dominante como é que este reage? Como se comporta o seu cavalo com os outros? É dominante ou subserviente? O conhecimento destes dados ajudá-lo-á a estabelecer um programa para treinar o seu cavalo.
Os cavalos têm um programa definido de comunicação. Não os conseguimos ouvir comunicam com linguagem corporal, voz e telepatia (a telepatia é para muitos um tema controverso, no entanto esta teoria tem sido provada inúmeras vezes). Também comunicam utilizando os seus sentidos extremamente desenvolvidos. A sua audição é muito sensível, o seu olfacto é muito superior ao nosso... (um garanhão consegue sentir o cheiro de uma égua em cio num raio de oito quilómetros). A sua visão é por um lado menor que a dos humanos mas por outro a colocação dos seus olhos permite-lhe ver muito mais do que nós. É uma visão monocular o que lhes permite focar duas imagens ao mesmo tempo. Conseguem ver na escuridão. A sua pele é tão sensível que o mero esvoaçar de uma mosca na garupa pode provocar uma reacção de todo o corpo para a enxotar. As suas narinas e glândulas gustativas estão tão interligadas que um garanhão, ao encurvar o lábio superior na presença de uma égua, consegue sentir o sabor e odor da mesma. Todos estes sentidos trabalham juntos para formar um sistema de comunicações único. É perfeitamente lógico que, se nós humanos, quisermos comunicar eficientemente com os cavalos, aprendamos o mais possível sobre a forma como eles 'falam' uns com os outros. Nessa altura podemos começar a comunicar com eles eficientemente e sem grande esforço.
Os mais conceituados equitadores naturais utilizam linguagem corporal para conseguirem que o cavalo compreenda o que querem. Aprenderam quando e como utilizar os olhos, a colocação do corpo ou parte dele, o tom de voz ou o silêncio e os utensílios a utilizar para reforçar as comunicações. Não será óbvio que se queremos complementar harmoniosamente os movimentos do cavalo aprendamos a falar com ele? Mais importante ainda, a ouvi-los? Podemos forçar um animal a fazer o que queremos. Mas, está ele a fazê-lo por medo ou porque nos quer agradar?
Os cavalos temem naturalmente o homem. Somos predadores e eles presas. Temos que ensiná-lo a não nos temer. Isto obtém-se através da comunicação efectiva com o método natural. Para poder tirar o melhor partido de u cavalo ele precisa de confiar em nós sem qualquer reserva. Só então é que ele pode estar disponível para nos oferecer a maior lisonja como cavaleiros: entregar-se sem medo.