25 de março de 2010

Acupuntura em Equinos

Os primeiros relatos da Acupuntura Veterinária foram encontrados por volta de 1600 – 1100 a.C. Nesta época somente os animais que trabalhavam para população eram tratados com acupuntura, por isso, as referências mais antigas e detalhadas eram de eqüinos de montaria e búfalos d’água que trabalhavam na agricultura. Os relatos de acupuntura em cães e gatos apareceram somente em 1826 d.C. na França. A Acupuntura é uma arte milenar de cura que entende o ser vivo em sua totalidade. Seus fundamentos baseiam-se na Medicina Tradicional Chinesa, a qual compreende a doença ou enfermidade, como manifestação de um desequilíbrio. Para a Medicina Tradicional Chinesa, as desordens surgem e se instalam quando o corpo não está devidamente equilibrado, a idéia do equilíbrio ou harmonia, é a chave para esta forma de tratamento. Sua ação é através de estímulos de pontos reflexos específicos, distribuídos em todo o corpo objetivando reverter, curar e prevenir estados patológicos nos animais, principalmente através da utilização de agulhas, bem como ser uma ciência direcionada à manutenção do equilíbrio e do bem estar dos animais.
Desta forma podemos observar que a base da Acupuntura tanto para animais como para humanos é a mesma, porém existem particularidades que diferem principalmente na realização do Diagnóstico Tradicional Chinês e na localização dos pontos.
Como primeiro exemplo podemos considerar o ponto denominado Bai Hui, que nos animais localiza-se entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral; no humano este ponto localiza-se no crânio. No que se refere ao Diagnóstico Tradicional Chinês para animais as diferenças são maiores, pois não existem parâmetros de coloração de face, nível de atividade mental, forma e coloração de lábios entre outros.
Nos eqüinos, falaremos brevemente, dedicaremos um espaço especial para falar destes, o diagnóstico baseia-se principalmente na palpação de pontos Shu e Mu (pontos diagnósticos), observação de pele, pêlo, língua, estado corpóreo, atitudes entre outros. Nos animais de companhia (cães e gatos) o Diagnóstico Tradicional Chinês é mais complexo no que se refere ao inquérito feito ao proprietário. Devemos saber sobre preferência de temperatura, superfície (dura ou macia), humor, comportamento, freqüência e altura da vocalização (latido / miado) entre outras.
Ao contrário do que muitos pensam, a introdução das finas agulhas de Acupuntura não causa dor. Existe sim a “sensação da Acupuntura” chamada: De Qi. Esta sensação, que pode ser relatada por humanos que se tratam com a Acupuntura, é sentida como compressão, beliscos suaves, calor e ou formigamento no local que está sendo estimulado, de acordo com a sensibilidade de cada paciente. Nos animais esta sensação é percebida com movimentos de orelha, pequenas contrações musculares, movimentos de cabeça, emissão de sons, tentativa de morder entre outras reações que varia de acordo com a sensibilidade de cada paciente.
Esta terapia é uma ciência e método terapêutico e, pode ser utilizada em conjunto, por exemplo, com a alopatia, homeopatia, fitoterapia, e deve ser realizada sempre por um médico veterinário acupunturista.
O número de agulhas introduzidas por tratamento pode ser de um até vinte e o tempo de permanência varia de acordo com as patologias e objetivos do veterinário acupunturista podendo ser desde a simples punção e retirada, até a permanência de trinta minutos.
Com a evolução da relação construída entre os seres humanos e os animais de companhia os cães e gatos desenvolveram uma importância inquestionável dentro do convívio familiar. A busca por métodos de terapias e tratamentos que possam amenizar, prevenir e curar condições patológicas tem sido cada vez maior.Com isso a Acupuntura entre outras formas de tratamento vem sendo difundida cada vez mais entre os clínicos e proprietários.
A acupuntura em eqüinos é utilizada principalmente em cavalos atletas tanto para tratar problemas como para prevenir novas lesões. Os cavalos atletas estão susceptíveis á muitas lesões crônicas que cursam ou não com dor e/ou claudicação (manqueira).Sendo assim a acupuntura mostra-se como um recurso terapêutico importante, juntamente coma fisioterapia no alivio destas enfermidades. De forma geral, podemos indicar a acupuntura como tratamento primário ou adjuvante de problemas do sistema locomotor (ósseo, muscular, articular, tendíneo e ligamentoso) que são a grande maioria das alterações que se encontra em eqüinos atletas.
Além das alterações citadas, freqüentemente indica-se a acupuntura como tratamento adjuvante das seguintes patologias:
- MEP (mieloencefalomielite protozoária eqüina)- babesioses- lombalgias- doenças que cursam com um sistema imunológico deficiente- problemas crônicos de pele- insuficiência renal /hepática- distúrbios hormonais- problemas reprodutivos como anestro, baixa fertilidade, etc- alterações de comportamento- quedas de perfomance- outros .
Além da utilização da acupuntura como recurso terapêutico, ela também pode ser usada para diagnosticar muitas lesões. Isto acontece porque existem pontos de acupuntura que quando palpados indicam alterações em muitos órgãos ou sistemas. Por exemplo, existem pontos diagnósticos que são indicativos de lesões no boleto, cascos, quartela, jarrete e assim por diante. Este recurso é muito importante, porque á através dele que se consegue, muitas vezes prevenir lesões que ainda estão por vir ou que o animal ainda não mostrou sintoma físico.
Quando se associa a acupuntura em eqüinos a outras terapias complementares como a fisioterapia, a homeopatia e a fitoterapia, além de um programa adequado de treinamento, os resultados costumam ser excelentes.