26 de outubro de 2009

O Trabalho no Exterior

"Quanto mais livremente deixar seu cavalo olhar, menos medo ele terá.
Travará, assim, conhecimento com todas as coisas que nunca viu "
Gen Jules de Benoist

O trabalho do cavalo no exterior, ou em campo aberto, é importantíssimo. Ele possibilita atingir objetivos como acalmar o animal, equilibrá-lo, desenvolver a musculatura e o fôlego, além de ginasticá-lo com os saltos em obstáculos rústicos ou poças d'água.

Calma
A calma é desenvolvida porque o cavalo se depara com árvores, plantas e com pequenos animais. É importante habituá-lo a passar em qualquer lugar. Se o animal demonstrar temor diante de algo, mantenha a tranquilidade e mostre-o quenão é nada de mais. Os animais nervosos deverão marchar ao passo e o cavaleiro terá que manter essa andadura até que o cavalo acostume.
"Quanto mais livremente deixar seu cavalo olhar, menos medo ele terá. Travará, assim, conhecimento com todas as coisas que nunca viu. O cavaleiro, cedo, deverá habituar-se a marchar assim, com as rédeas completamente abandonadas. É a melhor maneira de acalmar um cavalo irritado e não exasperá-lo por ações da embocadura" (Gen Jules de Benoist)
Equilíbrio
Passeios por terrenos variados, com subidas e descidas, desenvolvem o equilíbrio. É importante transpor pequenos obstáculos com as rédeas compridas o suficiente para que o cavalo olhe o que está fazendo e busque o equilíbrio de que necessita.As mudanças de inclinação do terreno variam o equilíbrio e forçam o cavalo a fazer esforço com o post-mão (parte da frente).
Músculos
O trabalho no exterior funciona como uma ginástica, capaz de desenvolver a musculatura. Todos os músculos são trabalhados, principalmente nas subidas e descidas. Alternância de passo, trote e galope também ajudam na tonificação muscular.
Fôlego
A capacidade respiratória aumenta no campo. Colocando o cavalo no galope curto, será possível ensiná-lo a respirar, levando-o a coordenar a respiração com a andadura. Sem tirar o animal do ritmo, é possível levá-lo a ampliar a velocidade das passadas, fazendo-o respirar mais profundamente, aumentando a capacidade dos pulmoões.
Ginástica para o Trabalho
ginástica realizada no exterior é altamente proveitosa, porque além de favorecer o desenvolvimento muscular, contribui para aumentar a franqueza, a coragem, calma na frente dos obstáculos, iniciativa e destreza. Também auxilia no equilíbrio.
"Que a saída ao exterior seja um passeio para o cavalo como para você. Deixe-o interessar-se pela paisagem, deixe-o abocanhar a erva que o tenta. É uma distração que o fará esquecer um regresso muito desejado às baias e à ração de aveia!"

Extraído de "Coquêt du Cheval" - Yves de Benoist-Gironiere