31 de agosto de 2009

Os Principios do Horsemanship na Equitação Especial



Existem quatro princípios básicos para aqueles que trabalham com o cavalo de Equoterapia desenvolverem melhor seu feeling e melhorar o rendimento dos animais no ambiente terapêutico:

1) Aprender a pensar como os cavalos pensam: os cavalos são animais que possuem características instintivas de presas. Os seres humanos são predadores natos, também com características naturais de predadores. Se pensarmos como predadores para trabalhar com presas, estamos gerando sempre medo e desconfiança, resultando na queda de desempenho, quando não em acidentes de trabalho. Para aprender a pensar como presas devemos estudar o comportamento natural dos cavalos.
2) Aprender a pensar e enxergar do ponto de vista do cavalo, de acordo com sua natureza: temos que nos acostumar cada vez mais a enxergar o ponto de vista dos cavalos nas rotinas do dia a dia. Estudando o comportamento natural dos cavalos, devemos sempre fazer a seguinte pergunta: “Se eu fosse presa, , um cavalo, de acordo com a natureza destes animais, como eu reagiria a esta ou aquela situação?”
3)Ter um “timing” apurado: timing significa ter uma noção exata de quando, como e porque fazer algo positivo ou punitivo a um cavalo. Devemos aprender a julgar situações em frações de segundos para que possamos corrigir ou reforçar positivamente um cavalo nas rotinas do dia a dia;
4)Ter um foco definido: temos que saber exatamente o que queremos com um cavalo, tanto em termos de futuro, projetos, idéias e planos, como no simples colocar de um cabresto. Sem um foco claro do que queremos, estaremos gerando dúvida e confusão, o que conseqüentemente nos colocará diante de um cavalo com medo e apreensão.
(Equitação Especial)