25 de agosto de 2009

Equoterapia : equipe interdisciplinar

O atendimento na Equoterapia é precedido de diagnóstico, indicação médica e avaliações de profissionais das áreas de saúde e educação com o objetivo de planejar o atendimento equoterápico individualizado.
A prática da equoterapia é realizada por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar.
A equipe deve ser a mais ampla possível, composta por profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, especializados na reabilitação e/ou educação de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, tais como: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor de educação física, pedagogo, fonoaudiólogo, assistente social e outros.
A composição da equipe multiprofissional deve levar em consideração: o programa a ser executado; a finalidade do programa; e os objeticvos a serem atingidos.
A composição mínima da equipe básica de um centro deve ser de três profissionais: um fisioterapeuta, um psicólogo e um profissional de equitação. Pré-requisito básico para filiação de um Centro de Equoterapia à ANDE-BRASIL.


Há necessidade de um médico que atue como orientador e consultor técnico para as atividades desenvolvidas pelo centro de equoterapia.
O médico poderá fazer a avaliação clínica quando o praticante não tiver sido avaliado pelo seu próprio médico, com o objetivo de indicar, indicar com precauções ou contra-indicar a práticar de equoterapia.
O médico dá respaldo à equipe multiprofissional em todos os aspectos clínicos e, em particular na alta do praticante.

(Equitação Especial)