24 de agosto de 2009

Equoterapia: definição

Pela definição da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE – BRASIL) a Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais, empregando o cavalo como agente de ganhos físicos, psicológicos e educacionais . O Coronel Lélio de Castro Cirillo entende que o tratamento transcorre tanto no plano educativo, pedagógico, psicológico e fisioterápico e define : “Equoterapia é um tratamento de reeducação e reabilitação motora e mental, através da prática de atividades eqüestre e técnicas de equitação” .
Heloísa Bruna Grubits Freire em Equoterapia :Teoria e Técnica - Uma experiência com crianças autistas , pontua a importância na reeducação, reabilitação e educação, da relação com o cavalo que proporciona uma articulação de movimentos correta e permiti uma interação afetiva. Acrescenta que no campo da psicomotricidade, o movimento tridimensional do cavalo influencia no desenvolvimento do esquema corporal e organização espaço temporal .A utilização do cavalo para o tratamento, além de sua função cinesioterápica, produz importante participação no aspecto psíquico, uma vez que o individuo se utiliza do animal para desenvolver e aperfeiçoar atitudes e comportamentos .
As terapias utilizando cavalo podem ser consideradas como um conjunto de técnicas reeducativas que agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais, através de uma atividade lúdico-desportiva, que tem como meio o cavalo .
A Equoterapia, segundo Gavarine pode também ser uma terapia principal ou complementar, dependendo das peculiaridades do praticante. O atendimento equoterápico pode proporcionar uma reabilitação global, uma vez que o praticante é atendido em sua totalidade.
É na relação com o cavalo, com a equipe multidisciplinar e com o ambiente terapêutico que o praticante encontra subsídios para um novo tipo de educação, a possibilidade de novas vivências corporais, além do favorecimento de uma interação afetiva estabelecida no vínculo com o cavalo.
A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) define a equoterapia como uma modalidade de equitação especial , sendo método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais , que além de seus efeitos terapêuticos, é o celeiro através do qual podem ser identificados os talentos que poderão seguir para os demais programas : equitação adaptada e hipismo paraolímpico .
(Equitação Especial)